Professor desenvolve projeto para uso de Playmobil no ensino – Oglobo.com

0
424

RIO – Brincar com bonecos não é só para crianças. O professor de História Juberto Santos, morador da Ilha do Governador, transformou em ferramenta de ensino os tradicionais brinquedos da linha Playmobil. A brincadeira, que encanta crianças há gerações, tem fascinado os alunos do Santa Mônica Centro Educacional e da Escola Municipal Belmiro Medeiros, onde ele dá aulas. Santos conta que a ideia surgiu quase por acidente:

— Meu pai, que trabalha como marinheiro, tinha vários barcos em miniatura montados. Uma vez, de brincadeira, pus em cima de um deles um boneco e meu pai perguntou se iria usar a maquete em alguma aula — lembra o professor.

Daí pra frente, Juberto começou a desenvolver o projeto Playeduca. O sistema é simples: ele monta os cenários históricos utilizando os bonecos e depois os utiliza nas salas de aula:

— É ótimo para despertar a curiosidade. Por exemplo, estou ensinando sobre os povos bárbaros e fiz um cenário com vikings dentro de um barco tradicional. Isso me permite explicar por que as embarcações são de fundo reto, por que eles valorizam a imagem do dragão no barco, e muito mais.

Buscar as peças no Brasil não é fácil. Atualmente, os bonecos, fabricados por uma empresa alemã, não são produzidos no país. Desde 2012, quando iniciou o projeto, Santos já acumula mais de dez mil peças. Comunidades on-line ajudam na busca, mas mesmo assim é preciso paciência. Um dos cenários, sob a escravidão no Brasil, levou dois anos para ser montado.

— São fabricados poucos bonecos negros. Passei estes dois anos procurando e pedindo em fóruns até conseguir o suficiente para montar um cenário — conta.

O esforço deu resultados. Santos já foi chamado para apresentar o projeto em várias escolas, mas também em igrejas e até na Universidade Estácio de Sá. Ele não cobra pelas apresentações, mas, bem ao seu estilo, pede:

— Aceito doações de bonecos Playmobil usados caso alguém queira contribuir com itens para ampliar o acervo.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/professor-desenvolve-projeto-para-uso-de-playmobil-no-ensino-20467194
PUBLICIDADE:
CEBRAC – Unidade Ilha do Governador
A mais completa escola de cursos do País!!
Tel. (21) 3396-8638