Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas visita o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo

0
100



Uma comitiva do Ministério da Defesa (MD), chefiada pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA), Tenente Brigadeiro do Ar Raul Botelho, visitou, no dia 14 de maio, o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), da Marinha do Brasil, localizado na Ilha do Governador (RJ).

Durante o evento, o CEMCFA conheceu diversos setores do Centro de Instrução. Na ocasião, assistiu uma palestra sobre o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) na sala de aula do Curso de Aperfeiçoamento Avançado para Oficiais do CFN, em seguida esteve no Centro de Simulação do CFN.

O Brigadeiro Botelho também esteve na Escola de Operações de Paz de Caráter Naval (EsOpPaz), onde assistiu uma Demonstração Operativa. Logo após, deslocou-se para apresentação da Pista de Liderança e da Pista de Container. Ao final, também conheceu o núcleo do Programa Forças no Esporte – PROFESP, do Ministério da Defesa, que funciona naquela organização militar da Marinha.

O evento no CIASC foi presidido pelo Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Vice Almirante FN Cesar Lopes Loureiro, e contou com as presenças do Chefe de Operações Conjuntas do Estado-maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, do Chefe de Logística e Mobilização do Estado-maior Conjunto das Forças, General de Exército Laerte de Souza Santos, do Comandante de Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice Almirante FN Paulo Martino Zuccaro, do 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército, General de Divisão Jorge Cardoso Martins, do Chefe do Gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Major Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e dos Comandantes das Oranizações Militares subordinadas à Força de Fuzileiros de Esquadra (FFE) e demais autoridades.

Instituição de Ensino do Corpo de Fuzileiros Navais

O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo é a Instituição de Ensino do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) responsável pelo aperfeiçoamento, pela especialização e pela capacitação em geral dos militares da Marinha.

Idealizado pelo Almirante Sylvio de Camargo, foi criado em 28 de dezembro de 1955 recebendo a denominação de Centro de Instrução do Corpo de Fuzileiros Navais, a qual foi alterada em 1971 para Centro de Adestramento do Corpo de Fuzileiros Navais e, em 1990, para Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), a atual designação, em homenagem ao seu fundador e patrono do CFN.

Atualmente, o CIASC é responsável por 86 cursos de carreira e extra-carreira, atendendo 1796 oficiais e praças alunos, incluindo militares de outros países, e tem se destacado entre os demais Centros de Instrução da Marinha do Brasil pertencentes ao sistema de avaliação do ensino naval.





Fonte: https://defesa.com.br/4093/chefe-do-estado-maior-conjunto-das-forcas-armadas-visita-o-centro-de-instrucao-almirante-sylvio-de-camargo/