Comunidade da Ilha dá o nome e demonstra força em ensaio de quadra

0
46



Por Guilherme Ayupp. Fotos: Magaiver Fernandes

A comunidade da União da Ilha é uma das mais consagradas do carnaval. Uma das escolas que pode se gabar de possuir integrantes que realmente são da região onde está sediada a escola, o bairro da Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro. Foram essas pessoas os grandes destaques do ensaio de comunidade realizado na noite desta quarta-feira em sua quadra. O site CARNAVALESCO acompanhou o treinamento da agremiação visando a sua apresentação no Carnaval 2019.

Harmonia e Evolução

A tricolor insulana teve na sua comunidade o maior destaque do treinamento. Com alas já acostumadas a desfilarem juntas o grupo já demonstra um domínio completo do samba-enredo. Como o ensaio foi na quadra, devido ao mau tempo, a agremiação treina a evolução apenas no aspecto da espontaneidade do componente. E como pede o quesito no manual do julgador, alas soltas, brincando, cantando e dançando o tempo todo. A direção de carnaval fez os componentes evoluírem pela quadra, em círculo. Em janeiro começam os treinos na rua.

“Eu gosto mais de ensaiar no estacionamento da quadra, pois aqui na quadra a comunidade fica um pouco presa, mas devido ao tempo ficamos impedidos. Em janeiro iremos para a rua onde teremos os treinos técnicos mais esperados visando o nosso desfile. Eu gosto de acompanhar de dentro o ensaio, olhar no olho do componente, incentivar. Estou ansioso pelos ensaios de rua, pois me falam sempre que são muito bons, a galera do bairro prestigia. E tomara que tenhamos o ensaio técnico no Sambódromo. As escolas estão lutando”, disse Dudu Azevedo, diretor de carnaval.

Samba-Enredo

Com uma obra funcional, que atende ao projeto estético do carnavalesco Severo Luzardo, sem perder a característica história da Ilha, que é a alegria, o samba vem crescendo a cada execução, prova disso foi o bom desempenho da composição na festa do CD do Grupo Especial na Cidade do Samba. Todas essas características se devem ao excelente momento vivido por Ito Melodia. O intérprete oficial é a União da Ilha personificada. Conduz a obra com segurança e possui uma nuance que poucos cantores têm em tempos em que o puxador vende o seu passe novamente: é um ídolo da escola. O componente canta com mais garra ao olhar para ele. Faz toda diferença. A implementação de instrumentos característicos da música nordestina deu muita musicalidade à obra insulana.

“Nossa obra é muito forte, vamos brilhar com ela na avenida, podem me cobrar. É uma melodia muito bem trabalhada e uma letra belíssima. Eu tenho certeza que será um dos melhores desfiles da nossa escola nos últimos anos. Vocês puderam ver como a comunidade está feliz e cantando”, garantiu o cantor.

Bateria

O torcedor da Ilha não precisa se preocupar. A saída do craque Ciça não será sentida. Discípulos do mestre, Keko e Marcelo, mantém o alto nível de ritmo deixado pelo experiente ritmista. Homens de confiança de Ciça, a dupla de jovem mestres mantém o excelente naipe de caixas dando sequência ao resgate iniciado em 2015. Outra característica positiva é a afinação dos instrumentos, uma marca do trabalho destes mestres que possuem tudo para serem as grandes revelações do Carnaval 2019. Ousadas paradinhas e convenções foram treinadas e um excelente entrosamento com Ito Melodia também foi facilmente identificado.

“O nível da bateria busca a continuidade do trabalho iniciado pelo Ciça, venho falando isso desde que a escola nos conferiu essa oportunidade. O nosso foco é manter o resgate na batida de caixa. Teremos algumas bossas no desfile. No ensaio a gente faz várias para podermos definir quais nós levaremos para o desfile, mas não significa que todas irão. Coreografias são surpresa né? (risos)”, brincou mestre Keko.

“Substituir o Ciça é uma responsabilidade gigante, mas se tem algo que nos deixa confortável e termos a consciência de que estamos dando sequência ao que ele implementou aqui. Keko e eu atuávamos como homens de confiança dele. Afinação em uma bateria é um trabalho decisivo para o rendimento. Fazíamos isso pois ele confiava na gente. A rapaziada está de parabéns, os ensaios estão muito bons. A evolução vem sendo destacada a cada um”, explicou Marcelo.

Outros Destaques

A rainha de bateria Gracyanne Barbosa tem comparecido a todos os ensaios e eventos da Ilha. Compareceu nesta quarta, cantou e sambou até o fim do ensaio, sempre atendendo com muita simpatia a comunidade. O diretor de carnaval Dudu Azevedo incentiva e encoraja os componentes a evoluírem e cantarem o tempo todo. A sanfona presente na faixa do CD da Ilha não participa apenas da introdução do samba, mas tem atuação determinante nas bossas da Baterilha e estará presente na avenida. O presidente Djalma Falcão acompanhou o ensaio o tempo todo ao lado do palco.

A União da Ilha do Governador será a quarta agremiação a desfilar na segunda-feira de carnaval pelo Grupo Especial em 2019. A tricolor apresenta o enredo ‘A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do Céu’ sob desenvolvimento do carnavalesco Severo Luzardo.





Fonte: https://www.carnavalesco.com.br/comunidade-da-ilha-da-o-nome-e-demonstra-forca-em-ensaio-de-quadra/