Estácio abre inscrições para terceira turma do projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos

0
45



Iniciativa integra Programa de Responsabilidade Social da companhia e será implementada em quatro unidades no Rio e uma em São Paulo

A Estácio está com as inscrições abertas para o Projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. A iniciativa, que integra o Programa de Responsabilidade Social da companhia, será oferecida em quatro unidades do Rio de Janeiro: Queimados (Baixada Fluminense), Alcântara (Região Metropolitana), Via Brasil (em Irajá, Zona Norte do Rio) e Ilha do Governador (Zona Norte). Por um período de quatro meses, os adultos e jovens terão aulas com estudantes dos cursos superiores de Pedagogia e de Licenciaturas – como Letras, História, Geografia e Matemática – com a participação do corpo docente da Estácio. As aulas acontecerão no período noturno com duração de três horas por dia, duas vezes por semana, e serão totalmente gratuitas para os alfabetizandos. Os interessados poderão se inscrever até o dia 1º de março, diretamente nas salas de matrícula das unidades que oferecem o curso. As aulas terão início na semana de 18 de março. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.estacio.br/alfabetizacao ou por meio do telefone gratuito 0800 880 6774. 

As turmas terão em média até 25 estudantes e, ao final do curso, os alunos deverão ser capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos em forma de conta. Esse preparo é necessário para que os adultos possam ingressar no EJA (Educação de Jovens e Adultos). Desde sua criação, em 2018, o Projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos já contou com a participação de mais de 150 alunos. A iniciativa ganhou força e notoriedade no setor de educação e está se expandindo para o estado de São Paulo, cuja primeira turma será aberta na Estácio Carapicuíba. 

“Nossa meta é levar esse projeto a todas as unidades da Estácio no Brasil. Queremos combater o analfabetismo e erradicá-lo no entorno de nossos campi”, destaca Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Grupo Estácio. 

Segundo Cláudia, o projeto está alinhado à missão da Estácio de Educar para Transformar e reforça a diretriz de manter um relacionamento próximo e sustentável com a comunidade do entorno de suas unidades. Ainda de acordo com ela, a iniciativa representa uma oportunidade única para os alunos da instituição, que vão aprender na prática ao atuarem como professores, o que sustenta o compromisso com a empregabilidade destes egressos. 

A metodologia foi desenvolvida de forma a incentivar o aprendizado dos adultos e evitar a evasão dos alfabetizandos. As mesas são coletivas e as avaliações são realizadas durante as aulas. “Esses adultos se sentem excluídos por conta do analfabetismo e é muito comum que tenham o ímpeto de desistir. Por isso, atuamos de forma a apoiar os alunos a seguirem estudando, apesar das dificuldades”, complementa Cláudia. 

Serviço:

Projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos

Locais / endereços das cinco unidades Estácio:

– Queimados – Shopping da Estação Ferroviária, Rua Doutor Eloy Teixeira, 165

– Alcântara – Rua Manoel João Gonçalves, 410

– Via Brasil – Rua Itapera, 500, Irajá

– Ilha do Governador – Estrada do Galeão, 1900 – Jardim Carioca

– Carapicuíba (SP) – Av. Francisco Pignatari, 630 – Centro – Carapicuíba

Inscrições gratuitas – até o dia 1º de março de 2019

As aulas terão início na semana de 18 de março

Mais informações – www.estacio.br/alfabetizacao  / ou por meio do telefone gratuito 0800 880 6774





Fonte: https://www.sopacultural.com/estacio-abre-inscricoes-para-terceira-turma-do-projeto-de-alfabetizacao-e-letramento-de-jovens-e-adultos/