Fotos exibem momentos da visita da Rainha Elizabeth II pelo Brasil, há 50 anos | Blog do Acervo

0
32



Ao longo de até agora 63 anos de reinado, ainda em andamento, a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, fez uma única visita ao Brasil. A viagem da monarca britânica pelo país começou no dia 1º de novembro de 1968, há exatamente 50 anos, quando a soberana chegou ao Aeroporto de Guararapes, no Recife, em Pernambuco,  acompanhada pelo marido, o príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Na época, Elizabeth II tinha 42 anos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A rainha e o príncipe desfilam de carro aberto pela Avenida Atlântica, no Rio

A visita durou 11 dias. Antes de chegar a Brasília para compromissos oficiais com o governo brasileiro, o casal real passou ainda por Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, na época ainda chamado de Estado da Guanabara. No dia 5 de novembro, a rainha chegou à capital do país, onde foi recebida pelo marechal Arthur da Costa e Silva, segundo presidente do Brasil durante o período da ditadura militar.

O casal real em Brasília

No Rio, o casal real britânico desfilou em carro aberto pela Avenida Atlântica, na orla de Copacabana, e viu um jogo de futebol entre as seleções de Rio de Janeiro e São Paulo, no Maracanã, com os craques Pelé e Gérson em campo. Ela participou ainda do lançamento da pedra fundamental da Ponte Rio-Niterói, uma das obras de infra-estrutura mais ambiciosas de todo o governo militar.

No Maracanã, Elizabeth II e Philip observam Pelé levantar o troféu: paulistas levaram a melhor

Sempre que possível, os deslocamentos da rainha e do príncipe pelo país eram feitos pelo iate Britânia, uma luxuosa embarcação de três mastros que transportou a família real em 696 visitas oficiais. Foi desta maneira que o casal viajou do Recife para Salvador, e da capital baiana para o Rio, onde ficou ancorado na Ilha do Governador. O iate foi aposentado em 1997, quando se transformou em navio-museu, que pode ser visitado em Edimburgo, na Escócia.

Elizabeth II ao lado do craque brasileiro Pelé
Elizabeth II na inauguração da então nova sede do Museu de Arte de São Paulo (Masp)





Fonte: https://blogs.oglobo.globo.com/blog-do-acervo/post/fotos-exibem-momentos-da-visita-da-rainha-elizabeth-ii-pelo-brasil-ha-50-anos.html