União da Ilha anuncia segundo enredo relacionado ao Ceará para o carnaval de 2019

0
146



Logo do enredo da União da Ilha: tema será desenvolvido pelo carnalesco Severo Luzardo
– Divulgação/União da Ilha

RIO – A União da Ilha do Governador anunciou neste domingo seu enredo para o carnaval do ano que vem: “A peleja poética entre Raquel e Alencar no avarandado do céu”, que tratará dos escritores cearenses Raquel de Queiroz e José de Alencar. Assim, tornou-se a segunda escola do Grupo Especial a optar por um tema relacionado ao estado do Ceará em 2019. Além da tricolor da Zona Norte, a Paraíso do Tuiuti levará para a Avenida a trajetória do bode Ioiô, eleito vereador em Fortaleza.

Uma terceira agremiação, a Estação Primeira de Mangueira, abordará o lado “B” da História do Brasil, e também mencionará um personagem cearense: Chico da Matilde, jangadeiro que comandou o movimento que pôs fim à escravidão no estado do Nordeste brasileiro, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea.

No caso da União da Ilha, o enredo será desenvolvido pelo carnavalesco Severo Luzardo. Ao contar a obra dos dois escritores, ele tratará ainda do imaginário popular e de elementos da cultura cearense, como a música regional e o cordel.

DOZE ESCOLAS JÁ TÊM ENREDO

Com a tricolor, já são 12 agremiações do Grupo Especial que anunciaram seus enredos. Faltam apenas a Unidos da Tijuca (com divulgação marcada para a próxima quarta-feira) e a Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do carnaval.

A Imperatriz falará da relação do homem com o dinheiro. E a São Clemente reeditará “E o samba sambou”, que a própria escola apresentou em 1990. A Portela homenageará Clara Nunes, e o Salgueiro, o orixá Xangô. A Mocidade Independente falará sobre o tempo, e a Vila Isabel contará a história da cidade de Petrópolis. O Império Serrano fará uma releitura do clássico “O que é, o que é?”, de Gonzaguinha. E a Viradouro cantará “Viraviradouro!”. A Grande Rio abordará em tom crítico os maus hábitos dos brasileiros, com o enredo “Quem nunca…? Que atire a primeira pedra”.

SORTEIO NA SEMANA QUE VEM

Já o sorteio da ordem dos desfiles está marcado para o próximo dia 17 de julho. A novidade é que as escolas não serão mais divididas em duplas para definir quais delas se apresentarão no domingo ou na segunda-feira de folia.

Como não houve rebaixamento no carnaval deste ano, está definido que o Império Serrano, última colocada em 2018, abrirá a noite de domingo, seguida da Viradouro, que subiu da Série A, e da Acadêmicos do Grande Rio, penúltima colocada em fevereiro passado. A São Clemente, 11ª colocada, será a primeira de segunda-feira.

Todas as demais vão para o sorteio. As escolas que ficarem com as bolas numeradas de 1 a 4 se apresentarão no domingo. De 5 a 10, desfilarão na segunda-feira. Em seguida, será feito um novo sorteio para decidir a ordem delas em cada dia. Ao contrário de anos anteriores, não serão permitidas trocas entre as agremiações.

Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail.

TROCAR IMAGEM


Quase pronto…

Acesse sua caixa de e-mail e confirme sua inscrição para começar a receber nossa newsletter.

Ocorreu um erro.
Tente novamente mais tarde.

Email inválido.
{{mensagemErro}}





Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/uniao-da-ilha-anuncia-segundo-enredo-relacionado-ao-ceara-para-carnaval-de-2019-22866074