Como usar o Windows 8 – Guia Inicial

0
235

“O novo Windows 8 vem com uma interface totalmente renovada e recheado de novas funcionalidades.

Incrivelmente, o Windows 8 surge como um dos sistemas operativos mais baratos de sempre (69.90 reais), sendo possível fazer o upgrade do Windows 7 para o Windows 8 com grande facilidade (os requisitos de sistema são idênticos).

Como usar o Windows 8

O Windows 8 possui um “look” moderno e atrativo, no entanto, foram adicionadas alterações profundas (como a remoção do tradicional menu Iniciar), que podem causar um grande desconforto ao utilizador, que é obrigado a reaprender a usar este novo sistema operativo.

Neste tutorial, abordamos alguns aspetos que achamos importantes, para acelerar a sua aprendizagem do Windows 8. No final, não se esqueça de partilhar este artigo com os seus amigos nas redes sociais, obrigado.

Como usar o Windows 8


Personalizar Ambiente Metro

O novo ecrã inicial do Windows (Metro), reúne várias funcionalidades importantes, permitindo ao utilizador consultar o email, visualizar os seus contatos, enviar mensagens, etc.

Você poderá mudar a disposição dos ícones, ou alterar a sua dimensão (caso necessário).

Para personalizar os ícones exibidos, basta clicar com o botão direito do rato no ambiente Metro e selecionar “Todos os aplicativos” (na parte inferior).

À sua direita, encontrará uma lista de aplicativos que poderá adicionar ao ecrã inicial. Para isso, basta clicar com o botão direito do rato no aplicativo que pretende adicionar, e selecionar a opção “Fixar em iniciar”.

Como usar o Windows 8

Dica: Para fechar um aplicativo no Metro, clique nas teclas de atalho ALT+F4.

Ambiente de Trabalho

O tradicional ambiente de trabalho não apresenta grandes alterações, no entanto, foram adicionados alguns atalhos importantes.

Sempre que o utilizador arrasta o cursor para o canto direito, ativa os atalhos principais do Windows: Pesquisa, Partilha, Iniciar, Dispositivos, Definições.

Como usar o Windows 8

Descrição dos Atalhos:

Pesquisar: Pesquisa tradicional do Windows, permitindo a busca facilitada de arquivos.

Compartilhar: Permite partilhar vários conteúdos nas redes sociais.

Iniciar: Volta ao ecrã inicial Metro.

Dispositivos: exibe uma lista com todos os dispositivos conectados ao computador.

Configurações: Reúne várias opções importantes do Windows, incluindo o Painel de Controlo, o botão Desligar / Reiniciar do Windows, as informações do sistema e a janela de personalização do ambiente de trabalho.

Reativar Menu Iniciar

Outra grande novidade é o desaparecimento do botão Iniciar (é nesta altura que entendemos a sua importância), tornando tarefas simples como desligar o Windows, um pequeno quebra-cabeças.

No entanto, alguns desenvolvedores começaram logo a trabalhar no problema, e arranjaram forma de voltar a ativar o Menu iniciar no Windows 8. Para isso, basta instalar o aplicativo StartMenu8.

Loja de Aplicativos

Outra grande novidade é a loja de aplicativos do Windows 8. Você encontrará centenas de aplicativos e Jogos para instalar no seu sistema operativo (semelhante ao Google Play do Android).

Para usufruir deste serviço, basta fazer o login com a sua conta Hotmail (agora Outlook). Após a instalação, o aplicativo é adicionado ao seu ecrã inicial Metro.

Conclusão

O Windows 8 pode ser um pouco assustador ao início, no entanto, ao fim de algumas horas de utilização, você já estará adaptado ao novo sistema.

As mudanças apresentadas foram uma jogada arriscada da Microsoft, no entanto, acreditamos que o sucesso será algo natural. Caso tenha alguma dúvida sobre o Windows 8, deixe o seu comentário.”

Fonte: http://safepctuga.blogspot.com.br/2012/11/como-usar-o-windows-8-guia-inicial.html

APOIO:  CEBRAC – Unidade Ilha do Governador
A mais completa escola de cursos do País!!
Tel. (21) 3396-8638